Coordenador : Simone de Queiroz Chaves Lourenço
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389467.2199.240914.14022023
Departamento/Setor: MPT
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Pacientes portadores de lesões bucais submetidos a biópsia por profissionais de odontologia no Estado do Rio de Janeiro.
Local de atuação: LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA APLICADA (LABA) – SETOR HISTOLOGIA da Faculdade de Odontologia da UFF. Rua Mário Santos Braga, n 30. Centro Niterói. RJ Campus do Valonguinho. CEP: 24020-140 LABORATÓRIO ASSOCIADO DE PESQUISA CLÍNICA EM ODONTOLOGIA da Faculdade de Odontologia da UFF. Rua Mário Santos Braga, n 28. Centro Niterói. RJ Campus do Valonguinho. CEP: 24020-140
Objetivo
OBJETIVO PRINCIPAL: Oferecer Serviço de Anatomia-patológica e Consultoria especializada em Patologia Bucal a pacientes atendidos nos Serviços nas Unidades Odontológicas do Estado do Rio de Janeiro. O Serviço será realizado no Laboratório de Biotecnologia Aplicada – Histologia e no Laboratório de Pesquisa Clínica em Odontologia (LPCO) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense. OBJETIVOS SECUNDÁRIOS: • Realizar diagnóstico histopatológico de lesões bucais de pacientes biopsiados nas unidades odontológicas de Faculdades de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, como: Clínicas da Faculdade de Odontologia da UFF, UNIGRANRIO, UNIG, UNIVERSO; Hospitais Federais Estaduais e Municipais do RJ (Hospital Estadual Carlos Chagas - RJ, Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Federal dos servidores do Estado, Hospital Federal de Ipanema, Bonsucesso); Prefeituras do Estado do RJ (Prefeitura municipal do Rio de Janeiro, Resende, Itatiaia, Cabo Frio, Saquarema, Bom Jesus de Itabapoana e outras), Unidades Odontológicas do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; • Emissão de laudos histopatológicos aos pacientes atendidos nos serviços vinculados ao Programa; • Desenvolver atividades de atualização através de cursos de extensão periódicos com foco no diagnóstico patológico e tecnologia aplicada voltados a docentes e discentes da área de patologia bucal; • Produzir trabalhos científicos (painéis, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações) a partir da casuística das lesões bucais diagnosticadas no Serviço.
Resumo
PROGRAMA DE EXTENSÃO EM PATOLOGIA BUCAL: DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO DE LESÕES BUCAIS PROVENIENTES DE PACIENTES ATENDIDOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COORDENADORA: Prof Simone Lourenço PÚBLICO ALVO: Pacientes com lesões bucais submetidos a biópsias em Unidades Odontológicas públicas e Instituições de ensino do Estado do Rio de Janeiro e que não possuem laboratório especializado em patologia oral LOCAL DE EXECUÇÃO: LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA APLICADA – SETOR HISTOLOGIA E LABORATÓRIO ASSOCIADO DE PESQUISA CLÍNICA EM ODONTOLOGIA da Faculdade de Odontologia INSTITUIÇÕES ATENDIDAS: Pacientes atendidos nas clínicas da Faculdade de Odontologia da UFF, UNIVERSO, UNIGRANRIO, Prefeituras do Estado do RJ, Hospitais Federais e Municipais do RJ, Unidades Odontológicas do Exercito Brasileiro e do CBMERJ. RESUMO: Pacientes portadores de lesões bucais são atendidos por dentistas para o diagnóstico e tratamento de patologias bucais. Com frequência são necessárias biópsias para se determinar o diagnóstico final e tratamento. O processamento se dá em laboratório anatomopatológico necessitando de recursos humanos especializados e infra-estrutura laboratorial. Há muitos serviços de estomatologia/cirurgia oral no Estado do RJ, entretanto há carência de laboratórios de anatomia-patológica especializada em Patologia Bucal. O objetivo é oferecer um serviço de anatomia-patológica e consultoria especializada em Patologia Bucal especialmente aos pacientes atendidos nos serviços odontológicos do RJ e desenvolver atividades científicas de atualização através de cursos de extensão periódicos com ênfase no diagnóstico de patologias bucais. Espera-se otimizar recursos financeiros e humanos, atender a demanda de diagnóstico especializado em Patologia Bucal e paralelamente oferecer atividades de atualização e pesquisa para cirurgiões-dentistas, discentes e docentes.